Cachorros podem ajudar no tratamento de diversas doenças, como depressão

Você sabia que ter um cachorro pode nos ajudar em diversas situações da vida? Por exemplo, eles podem nos ajudar a sermos pessoas mais comunicativas, mais ativas no nosso dia a dia e conseguem até nos auxiliar no tratamento de diversas doenças.

Dar amor incondicional a um ser vivo cria nas pessoas uma atmosfera de conforto e nessa atmosfera elas nunca se sentem sozinhas. Os cientistas apresentaram alguns motivos que reforçam a importância de termos um amigo de quatro patas, confira a seguir alguns eles.

1) Os cachorros conseguem nos auxiliar no tratamento da Depressão

Graças aos cães, as pessoas sentem que são realmente queridas e necessárias, esse é um grande remédio contra a depressão. Um grupo de pesquisadores norte-americanos realizou estudos sobre o assunto, do qual participaram mais de seis mil pessoas, foi constatado que o melhor amigo do homem reduz 70% a possibilidade de evolução de casos de depressão, há casos confirmados de cachorros que salvaram seus donos em tentativas de suicídio.

Leia também: https://adoteumcachorro.com/index.php/2020/11/04/cachorros-se-esfregam-nas-coisas-pois-gostam-de-deixar-seu-cheiro-nelas/

2) Os cachorros ajudam na cura de muitas doenças

O efeito terapêutico dos cães aos seres humanos é chamado de Cãoterapia. Crianças criadas em ambientes com cachorros, possuem cerca de 50% menos chances de contraírem asma, dermatite e diversas alergias. Pesquisas mostram que donos de cachorros têm reduzido os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, alguns afirmam categoricamente que a presença do animal ajuda na melhoria do bem-estar e que só de serem acariciados pelo seu cão já sentem a normalização dos batimentos cardíacos, da respiração e da pressão sanguínea, sendo muito útil em pessoas que sofrem com o Transtorno de Ansiedade. Além disso a saliva dos cães contém a enzima lisozima que protege contra o ataque de bactérias.

3) Os cachorros ajudam a curar problemas psíquicos

No Reino Unido e nos Estados Unidos os cães tem, a muito tempo, ajudado pessoas com autismo, pois ajudam na socialização, na redução das crises de ansiedade e especialmente, ajudam a melhorar sua linguagem corporal. A relação de pessoas austistas com cachorros auxilia a diminuir comportamentos auto-prejudiciais e ajudam a cessar colapsos emocionais.

Leia também: https://adoteumcachorro.com/index.php/2020/11/17/aplicativo-que-ajuda-a-adestrar-cachorros/

4) Os cães tornam os donos mais comunicativos

De acordo com o grupo de pesquisadores de Liverpool e Bristol, donos de cachorros costumam ter mais amigos se comparados com aqueles que não tem. Isso é motivado pela necessidade de passeios regulares com amigo cão, ou seja, maior exposição a novos contatos.

5) Os cães ajudam na conservação das famílias

Casais com cachorro em casa costumam brigar menos e resolvem os conflitos mais rapidamente se comparados aos sem cães. Acontece que os cachorros conseguem “sentir” o clima dentro do ambiente em que vivem e ficam extremamente incomodados em lugares com muitos conflitos e assim, inconscientemente, reduzem os níveis de estresse nas pessoas.

6) Os cães são excelentes companheiros para os idosos

Um amigo de quatro patas é um ótimo companheiro para qualquer pessoa especialmente para os idosos. De acordo com pesquisas realizadas, os idosos que tem cães em casa estão 65% mais satisfeitos com suas condições sociais, morais e físicas em comparação com pessoas da mesma idade que vivem sem a companhia do bichano. Outro estudo descobriu que esses animais dão aos idosos confiança, força e significado para vida, não é à toa que muitos asilos começaram a manter cachorros em suas dependências.

7) Os cães são excelentes educadores para as crianças

Os cachorros são excelentes professores para crianças de todas as idades. Eles ensinam bondade, carinho e respeito, que são levados para o dia a dia da criança e nas suas relações com outras pessoas. Nos adolescentes um amigo de quatro patas é capaz de reduzir os níveis de estresse e agressividade, são capazes de ajudar no desenvolvimento de autonomia e senso de responsabilidade. O mais importante é que um cachorro pode ser um excelente guarda costas para seus filhos.

8) Os cachorros nos tornam mais ativos

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan mostrou que 60% dos donos de cachorros que caminham com eles todos os dias, estão mais em forma do que pessoas que frequentam a academia. Caminhar com seu cachorro é um exercício muito eficaz para ambos, seu cachorro recebe um estilo de vida mais saudável, logo sua expectativa de vida cresce e você se exercita de forma involuntária.

9) Os cães salvam vidas

Alguns cães possuem um grupo sanguíneo universal por isso são utilizados como doadores para outros animais, como por exemplo, para gatos. Além disso, se forem especialmente treinados, eles podem alertar o dono sobre um acidente vascular cerebral minutos antes de acontecer, os cientistas ainda não consegue entender como isso é possível, mas há diversos relatos de cachorros que demonstraram atitudes preocupadas antes de seus donos passarem mal ou sofrerem um derrame.

10) Os cães fazem seus donos felizes

Só de estar perto de um cachorro, especialmente aquele que temos um forte vínculo de afeto, já podemos nos sentir melhor, pois nosso organismo passa a produzir oxitocinas, um hormônio produzido pelo nosso corpo. O olhar de um cachorro dispara níveis de oxitocinas no nosso cérebro, fortalecendo os vínculos. Donos de cachorros se sentem menos cansados, manifestam mais autoestima e felicidade em relação a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *