Curiosidades sobre tosa para cada tipo de pelo de cachorro

É muito comum os donos de cachorros acreditarem que o pelo faz com o eles sofram muito no verão, por conta do calor intenso e logo pensam que a tosa iria ajudar, mas não é bem assim.

Nós normalmente os vemos ofegantes em dias quentes, deitados sob os pisos mais gelados e automaticamente queremos ajudar, mas a tosa não é uma solução. Os pelos protegem o cachorro do calor.

Cachorros como Malteses, Yorks e Shih-tzus, por exemplo, possuem pelagem lisa e fina, bem rente ao corpo. Neles não há muitas vantagens na tosa, já que seu pelo normalmente já é bem fininho. Na verdade, a tosa exagerada pode causar grande exposição da pele, que poderia causar problemas como dermatite actínicas.

Leia também: https://adoteumcachorro.com/index.php/2020/11/04/curiosidades-sobre-o-olfato-dos-caes/

Cães com a pelagem lisa, porém mais grossos, como Golden Retrievers, tem mais a ganhar com a tosa, considerando que a presença do subpelo aumenta o isolamento térmico e pode acabar prejudicando a convecção. Para esses cãezinhos, uma boa alternativa é a retirada do excesso de pelos com um pente ou rasqueadeira.

Cães com os pelinhos mais crespos como os Poodles, possuem pelos que saem praticamente perpendiculares à pele e não são muito densos, tendo um certo isolamento térmico. Com isso, é recomendado uma tosa baixa, para proteger sua pele.

Leia também: https://adoteumcachorro.com/index.php/2020/09/08/cadela-pula-na-direcao-de-assaltantes-para-salvar-seu-dono-e-acaba-levando-um-tiro/

Já os cães com a pelagem dupla, como Spitz Alemão, Malamute, Samoieda e Chow Chow, são cachorros adaptados as temperaturas mais baixas, o que trás muitas dúvidas em relação a tosa. Porém, diferente do que muitos imaginam, quanto mais comprido for o pelo do cachorro,  maior será sua resistência a exposição. Cachorros com este pelo, não devem, receber tosa baixa, pois isso pode causar Alopecia Pós-Tosa, que é a perda dos pelos.

Observação: Cães de outros países, que estão acostumados ao frio se acostumam com temperaturas mais quentes, pois passam por um processo de aclimatização e podem ter um estilo de vida completamente saudável em ambientes quentes.

 

 

 

One thought on “Curiosidades sobre tosa para cada tipo de pelo de cachorro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *