Motivos para os cães inclinarem a cabeça

Entre várias coisas fofas que os cães fazem, uma delas é inclinar a cabeça. Ao ouvir ruídos estranhos, rapidamente, deitam a cabeça para o lado, com um olhar interrogativo e confuso, gesto esse que achamos muito adorável, não é mesmo?

A maioria dos donos de cães podem dizer que a inclinação da cabeça significa que o cão está interessado ou experimentando algo fora do comum, mas por que eles fazem isso?

Bem, existem alguns motivos pelos quais seu cachorro pode estar dando essa adorável inclinada.

Veja aqui estão algumas explicações possíveis.

Empatia

Leia também: https://adoteumcachorro.com/index.php/2020/11/06/jovem-arrisca-sua-vida-para-salvar-cachorro-que-estava-se-afogando/

Muitos especialistas afirmam que a inclinação da cabeça tem muito a ver com a capacidade do cão de sentir empatia.

Os cães evoluíram muito quando se trata de compreender os seres humanos. Eles são capazes de ler nossa linguagem corporal, olhares e até nossas vozes. Reconhecem algumas palavras e diversos tons vocais, associando-os a brincadeiras, passeios ou comida.

Ao inclinarem a cabeça, possivelmente estão tentando filtrar o que estamos dizendo, e identificar a nossa linguagem, sejam as emoções pelo tom da voz ou por palavras.

Eles podem estar tentando ouvir melhor

Os cães podem ouvir frequências que nós não podemos, mas eles não são tão bons quanto os humanos em descobrir de onde vem os sons. Especialistas acreditam que quando um cão inclina a cabeça, ele pode estar tentando ajustar as orelhas, para detectar melhor de onde o som se origina.

Então, quando seu cachorro ouve um barulho estranho, ele pode estar pensando: “Que esquisito. Vou descobrir se esse som está realmente vindo do meu humano”.

Leia também: https://adoteumcachorro.com/index.php/2020/11/05/curiosidades-sobre-tosa-para-cada-tipo-de-pelo-de-cachorro/

Eles podem estar tentando enxergar melhor

Quando você fala com um cachorro, é comum que ele incline a cabeça para o lado. Essa atitude pode estar relacionada a dificuldade que eles tem para “ler” o seu rosto. Porém, às vezes, os cachorros têm dificuldades para fazer essa leitura, por isso inclinam a cabeça. Segundo pesquisas, o focinho dele impede que ele consiga enxergar a parte inferior do nosso rosto e por isso, inclinam um pouco a cabeça para terem melhor visualização. Para ter uma noção dessa dificuldade, coloque seu punho em frente ao seu nariz, seria como um focinho e você perceberá a limitação da sua visão.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *