Na Rússia, cachorros com pelos azuis são vistos na estrada e preocupa

Cachorros com pelos azuis foram vistos e fotografados em Dzerzhinsk, cidade que fica a 370km da capital de Moscou, na Rússia. A cor azulada dos cachorros chamou atenção e viralizou na internet e levantou a preocupação de órgãos da saúde sobre a causa.

As fotos foram postadas no VK, rede social Russa, onde dá para ver nitidamente as cores azuladas e fortes nos pelos dos cachorros. Logo em seguida, ganhou forças em outras redes sociais, como o Twitter, logo ganhando destaque na imprensa.

Entenda o que aconteceu com os cachorros com pelos azuis

Existe uma fábrica de polímeros abandonada próximo de onde as fotos foram tiradas. Segundo Andrey Mislivets, antigo gerente da fábrica e que a imprensa procurou para saber mais informações, o lugar estava guardando alguns compostos químicos que foram usados na fabricação de polímeros. Entre eles, havia ácido cianídrico e sulfato de cobre.

A empresa foi fechada em 2015, mas alguns dos produtos foram deixados no local, causando uma situação semelhante no passado onde ocorreu um vazamento.

Possivelmente os cães acharam restos de sulfato de cobre e rolaram sobre o produto. Eles devem ter encontrado por aí. Não há controle nenhum”, relata Andrey Mislivets.

O ácido cianídrico junto com o sulfato de cobre são conhecidos por serem altamente tóxicos, além de terem uma alta reatividade química do ácido e das colorações azuladas do sal de cobre.

Além disso, é válido ressaltar que, no passado, o composto já foi usado para fabricar armas químicas.

Efeitos negativos dos cachorros com pelos azuis

Para Kelly O’Meara, vice-presidente da Humane Society International, organização global para o bem-estar animal, a cor azul preocupa porque mostra que os cachorros estiveram em contato direto com os compostos químicos, podendo até mesmo terem ingerido.

Esse tipo de exposição a produtos químicos podem causar dor intensa, irritação na pele, hemorragia interna e até levar a morte”, explica O’Meara em entrevista à “Newsweek”.

Já foram encontrados uma parte dos cães que foram fotografados. De acordo com as primeiras análises, eles parecem bem e suas condições de saúde parecem satisfatória.

No entanto, as autoridades continuam preocupadas com o evento e informaram que irão notificar os donos da antiga fábrica para que todos os animais sejam encontrados, capturados e cuidados. Além disso, ainda há a necessidade de que seja feita a devida investigação sobre as causas para que o tratamento dos cachorros possa ser feita corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *