Câmera escondida ‘flagra’ mamãe loba fazendo carinho em filhote para ajudá-lo a dormir

Há alguns meses, quando Trumpet, uma loba cinzenta do México, deu à luz sua primeira ninhada, ninguém sabia ao certo que tipo de mamãe ela seria.

Conforme conta Maggie Howell, diretora-executiva da ONG ‘Wolf Conservation Center’, Trumpet nasceu em uma área protegida de Nova York como parte de um plano de recuperação para lobos cinzentos em perigo de extinção.

Assim, Trumpet é muito especial. Mas não somente por isso. “Ela era filha única, o que é estranho para um lobo”, disse Maggie em entrevista ao portal The Dodo. “As ninhadas são geralmente de quatro a seis filhotes, então ela era meio diferente.”

Leia também: Cadelinha abandonada sob trilhos de trem é resgatada e adotada por mulher amorosa

“Enquanto crescia, os únicos lobos que ela conhecia eram sua mãe e seu pai”, acrescentou a diretora. “E porque ela não tinha irmãos, eles se tornaram seus brinquedos, e ela era um cachorrinho muito cansativo de criar.”

Assim, a loba não teve o benefício de ‘assistir’ sua mãe criando ninhadas subsequentes e aprender técnicas maternas. Felizmente, isso não a impediu de se tornar independente e começar sua própria família.

Há cerca de três anos, quando Trumpet tinha 2 anos, ela foi apresentada a um lobo cinzento mexicano selvagem chamado Lighthawk, e eles imediatamente se deram bem. Aproximava-se a época de reprodução, que ocorre todos os meses de abril e maio, e Trumpet engravidou.

“Se você se torna um pai, então você se torna um alfa – então realmente não tem nada a ver com personalidade ou qualquer coisa assim”, disse Howell. “E, geralmente, assim como em nossas famílias, os pais são os responsáveis ​​- sobre onde eles vão morar, quando vão caçar ou quem vai fazer o que dentro da família”.

Leia também: Cãozinho dálmata que era agredido pelo dono comemora 10 meses de adoção com nova família

Meses depois, Trumpet deu à luz três filhotes e mostrou-se uma mãe amorosa e atenciosa. Uma webcam instalada em seu habitat filmou Trumpet sendo bastante atenciosa com seus filhotes – amamentando, limpando e aconchegando-os.

Ela parecia ter uma paciência infinita, abraçando seus filhotes e embalando-os de volta para dormir quando eles estavam agitados. Esses momentos privados capturados pela câmera tocaram o coração de todos que assistiam às webcams do Wolf Conservation Center .

“Isso mostra que o amor entre uma mãe e seus filhos vai além de nossa espécie”, disse Howell. “Aqui está este momento de ternura em que este lobo cinzento mexicano adulto, feroz e lindo está totalmente abraçando esses filhotinhos fofos, e eu acho que é a coisa mais emocionante.”

“Esses são os momentos que você não consegue ver, o que os torna tão especiais”, acrescentou ela.

Cerca de dez meses depois, o casal de lobos teve outra ninhada, mas desta vez Trumpet encontrou alguém para ajudar no cuidado das crianças. Ela nomeou sua filha, Babs, para atuar como babá.

“É muito comum que os lobos encontrem um filhote de ano para ajudar se tiverem uma prole mais velha”, disse Howell. “Isso não apenas ajuda os pais, mas também transmite as habilidades e tradições que são exclusivas dessa família.”

“Eles são muito semelhantes às pessoas em tudo o que fazem, seja brincar, rosnar ou uivar, eles podem se divertir e ter algum tipo de propósito, mas também reafirmarão os laços familiares”, disse Howell. “Porque os lobos não apenas se amam, mas também precisam trabalhar juntos, para que a cooperação lhes permita ter sucesso na selva”, concluiu.