80 cães são encontrados em situação de maus-tratos em Ribeirão Preto: ‘Tinha cachorro dentro de gaveta’

No último domingo, um grupo de voluntários da causa animal realizou o resgate 80 cães em situação de maus-tratos, encontrados em uma casa no bairro Jardim Califórnia, zona Sul de Ribeirão Preto (SP).

As imagens que feitas pelos voluntários são completamente chocantes e mostram fezes espalhadas dentro e fora da casa, além de animais aglomerados em todos os cômodos e no quintal. A negligência era tanta que um cão morto foi encontrado na piscina.

Casa onde cães estavam na zona Sul de Ribeirão Preto, SP, é achada lotada de fezes — Foto: Daniela Bertalo Azevedo

Leia também: 112 cães e gatos que foram encontrados vivendo em meio aos dejetos e com pulgas são resgatados por abrigo

A situação já era de conhecimento dos vizinhos a cerca de um ano. De acordo com os moradores da região, era possível ver pelo lado de fora os animais gordos. Entretanto, últimos tempos a situação piorou gravemente, o que levou os voluntários a ir ao local tentar prestar assistência, que foi negada pela família.

Para entrarem no imóvel, foi necessária a ação da Polícia Militar, que conseguiu autorização de mãe e filha, moradoras da casa.

De acordo com Daniela Bertalo Azevedo, uma das voluntárias que atuou na movimentação, a dona da casa acredita estar fazendo o bem mantendo os animais no local. A mãe, de 80 anos, e a filha ficaram nervosas com o trabalho de resgate e tentaram agredir e impedi-los.

Casa onde cães estavam na zona Sul de Ribeirão Preto, SP, é achada lotada de fezes — Foto: Daniela Bertalo Azevedo

“Elas foram para cima, tentaram esconder os cães. Tinha cachorro dentro das gavetas, dentro do guarda-roupa. Elas não aceitam que limpem, não aceitam ajuda”, disse Daniela. “Mas elas também precisam de assistência médica, psiquiatras, precisam de socorro.”

Por conta disso, a Prefeitura levará o caso ao Comitê de Acumuladores para que a mãe e filha sejam acompanhadas e recebam tratamento. Além disso, o órgão também informou que Coordenadoria de Bem-Estar Animal foi ao local na segunda-feira.

A PM acompanhou o resgate dos 80 cães, mas estima-se que outros 120 animais tenham permanecido na casa. Os resgatados, a maioria filhotes e fêmeas prenhas, foram levados a uma clínica veterinária e a outa parte foi entregue a vizinhos que se disponibilizaram a cuidar dos animais.

Felizmente, assim que viram a movimentação, os vizinhos se prontificaram para ajudar no resgate, levando ração e se mostrando dispostos a ficarem com alguns cães. Muitos disseram a polícia que estavam preocupados com o bem estar dos animais e com principalmente a saúde da família por causa da falta de higiene no local.

Filhotes resgatados de casa em Ribeirão Preto, SP, lotam caçamba de caminhonete — Foto: Daniela Bertalo Azevedo

“Levamos caixas de transporte, mas, quando entramos, a situação era horrível”, diz Dani. Os animais também lotaram a caçamba de caminhonetes e foi necessário solicitar ajuda da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, departamento da Prefeitura responsável por casos como esse.

“É difícil porque nós somos voluntários independentes, temos uma coordenadoria que não funciona. Eles só trabalham para retirar animal morto das ruas”, relata a voluntária.

Leia também: Casal visita abrigo e decide adotar todos os 265 cães pelas suas péssimas condições de vida

Um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil para auxiliar a retirada do restante dos animais. Daniela também diz que quem estiver disposto a ajudar com doações pode entrar em contato pelo telefone (16) 98249-8266.

Lembre-se que em casos como esse qualquer ajuda, por menor que seja, é necessária!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *