Gatinha deficiente ganha próteses feitas com impressora 3D e volta a andar pela 1ª vez em anos

Graças à revolucionária tecnologia de impressão 3D, uma gatinha que perdeu todas as quatro patas por causa do frio está agora desfrutando de uma nova vida com o auxílio de próteses feita sob medida que garantiram sua capacidade de andar novamente.

Batizada de ‘Dymka’, a felina foi encontrada nas ruas de Novokuznetsk, na Sibéria (Rússia), onde as temperaturas durante as noites de inverno podem facilmente cair para até -20° C (muito, muito abaixo do ponto de congelamento!).

A equipe veterinária que assumiu seus primeiros socorros acreditam que ela fugiu de casa e vivia como desabrigada até o fatídico dia em que perdeu as quatro patas naquela madrugada congelante.

Leia também: Acidente com caminhão ceifa vida de cãozinho adotado por família peruana: ‘Sentimos falta’

O incidente ocorreu em Outubro de 2018. Dymka foi levada às pressas para uma clínica, cujos veterinários não tiveram escolha a não ser amputar seus membros inferiores, além da cauda e de suas orelhas.

Se as amputações não tivessem sido feitas, a gatinha não resistiria aos ferimentos e precisaria ser submetida à eutanásia, conforme explicou o veterinário Sergei Gorshkov.

Meses depois, a clínica de Sergei começou a trabalhar com engenheiros e pesquisadores para criar pernas protéticas para Dymbka, que foram feitas em uma impressora 3D. As peças foram colocadas cirurgicamente dois anos depois, e são feitas de titânio puro.

Leia também: Cachorro abandonado pelos donos volta sozinho para casa e é rejeitado de novo

Menos de um ano após a instalação das próteses, a felina se adaptou por completo e está vivendo com uma nova família. Ela agora mora com a mulher que a encontrou pela primeira vez na neve.

Até aqui, Dymka é o segundo animal em todo o planeta a ser equipado com sucesso com quatro membros biônicos. O primeiro, Ryzhik, também foi tratado por Sergei e sua equipe e também está prosperando na mesma cidade siberiana.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *