Governo chinês consegue salvar espécie e remove panda gigante da lista de “ameaçados de extinção”

Após anos de batalha pela conservação da espécie, essa semana o governo chinês fez um dos pronunciamentos mais importantes e aguardados dos últimos tempos em termos de flora e fauna: finalmente, o panda gigante não está mais em extinção

Panda gigante não está mais ameaçado

Leia também: Após seu antigo treinador falecer de câncer elefante viaja 25 km para ir ao funeral

Com 1.800 animais vivendo na natureza, os especialistas descreveram isso como uma conquista graças ao esforço feito pelo país asiático para manter a espécie. Com a proteção de longo prazo e a expansão de seus habitats, eles cumpriram sua missão.

Para Cui Shuhong, chefe do Departamento de Conservação da Natureza e Ecologia do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente, a última atualização de classificação “reflete suas melhores condições de vida e os esforços da China para manter seus habitats integrados”, disse ele em uma conferência.

No entanto, eles foram contundentes ao afirmar que ainda são uma espécie vulnerável e “ainda permanecem sob o plano de proteção em nível estadual”, relatou um membro de alto escalão do Centro de Pesquisa e Conservação da China para o panda gigante no Condado de Wenchuan.

Panda gigante Mei Xiang no Zoológico Nacional de Washington, nos EUA

O nível “vulnerável” é o quinto na escala de espécies ameaçadas de extinção, vindo após de extinta, extinta na natureza, criticamente ameaçada e ameaçada de extinção.

Há cinco anos, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) retirou o panda gigante da lista de espécies ameaçadas de extinção. Medida que para a China não foi correta, argumentando que ainda era muito cedo para a situação atual dos ursos em seu país.

Por outro lado, Shuhong contou ao jornal local que a população de várias outras espécies raras e ameaçadas de extinção na China aumentou de maneira preocupante, mesmo em meio aos esforços ativos do país na proteção da biodiversidade e na restauração ecológica.

O tigre siberiano, o leopardo do nordeste asiático, também chamado de leopardo de Amur, o elefante asiático e o íbis-de-crista ainda fazem parte da lista e merecem receber atenção da mídia tanto quanto o panda gigante.

Leia também: 7 animais selvagens com riscos altos de extinção nos próximos 10 anos

A vida selvagem é uma questão importante e felizmente ações estão sendo tomadas a respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *