Papagaio encontrado com bico quebrado ganha uma prótese graças a voluntários em MG

O bico de um pássaro é o recurso mais importante de sua anatomia, pois ele o utiliza para coletar frutar e se alimentar. Além disso, eles também o utilizam para pegar materiais para fazer ninhos e proteger seu território de predadores. Consequentemente, um pássaro não pode sobreviver sem seu bico forte.

Mas o que acontece se, devido a algumas circunstâncias, o bico de uma ave for danificado? Foi exatamente isso que aconteceu com um papagaio encontrado grupo de animais Renascer ACN, do estado de Minas Gerais. Graças a eles, a ave se recuperou perfeitamente.

Leia também: Mulher acolhe cegonha que foi eletrocutada e lhe dá vida com qualidade

Por alguma razão desconhecida, este papagaio verde brilhante foi encontrado com o bico quase completamente perdido. A ave foi levada para o Renascer ACN, um centro de resgate e reabilitação de animais com sede em Planura, Brasil, onde foi analisada por Paulo Roberto Martins Nunziata, fundador do abrigo.

Com o bico superior totalmente eliminado e o bico inferior severamente quebrado, Nunziata sabia que o problema da ave era mais grave que apenas o reparo. Salvar o pássaro apenas seria possível se construíssem uma prótese de bico que para fixar no lugar da que se quebrou.

Sabendo que precisaria fazer isso, Paulo contatou a veterinária Maria Ângela Panelli Marchió, especialista em ortopedia animal. A médica reabilita animais feridos com próteses de resina plástica para reconstruir partes do corpo que foram perdidas.

Detalhes técnicos à parte, Maria construiu um bico protético à mão feito de polimetilmetacrilato, o prendendo no bico superior com algumas braçadeiras de metal. Por mais doloroso que pareça, o procedimento é indolor e após isso, o papagaio parecia novo.

O papagaio verde se recuperou totalmente e agora vive em um ambiente seguro, onde não precisa caçar para se alimentar, construir seu ninho ou se defender de predadores. Dessa forma, elimina o risco de uso excessivo de sua fatura e quebra no processo.

A Renascer ACN publicou algumas fotos do antes e depois do papagaio em suas redes sociais, onde foram parabenizados e agradecidos por esta bela ajuda com o pássaro, que basicamente teve outra chance de viver: caso contrário, não poderia se alimentar na natureza.

Leia também: Cadela pit bull vira amiga de pássaro ferido e o defende de gatos que tentavam machucá-lo

Enquanto isso, o papagaio desfruta de seu novo bico de resina. Não sabemos se eles têm planos de devolvê-lo ao seu habitat natural ou de deixá-lo um pouco mais em observação para que esteja 100% saudável. Seja como for, ele agora tem um bico novo impecável e pode viver como o resto de sua espécie graças à organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *