Cachorrinho terapeuta alivia o estresse diário da equipe médica em um hospital no México

Um cachorrinho de terapia está encarregado de acalmar o estresse da equipe médica, gerado pelo surto do coronavírus, em um hospital da Cidade do México. Harley, um pequeno pug treinado desde filhote, se prepara com botas, óculos e uma roupa de proteção, para iniciar sua jornada especial de trabalho.

O pug percorre os corredores do hospital com sua dona, a neuropsicóloga clínica Lucia Ledesma, a fim de levar sua terapia a todos os funcionários. Para proteger o filhote, sua mãe coloca sapatos de borracha amarelos, uma roupa de chuva fluorescente com zíper e óculos de mergulho.

Sem objeções, o filhote está pronto para oferecer suas terapias ao pessoal médico que atende à pandemia, trazendo sorrisos em seus rostos em meio a dias cansativos.

Harley é considerado o “coterapeuta” da Dra. Ledesma, e ela afirma que a presença do filhote ajudou a reduzir o estresse psicológico, afetivo e psíquico do pessoal que enfrenta a emergência.

”Alguns colegas querem imediatamente brincar com Harley (…) Devemos considerar o tempo em que estivemos privados de contato físico, especialmente entre o pessoal da primeira linha de ação, que até foi separado da própria família por medo de contágio,” conta um funcionário do hospital.

A médica explicou que a incorporação do pug às terapias faz parte de um projeto que está sendo organizado com sua equipe há algum tempo.

O projeto de apoio emocional aos profissionais da saúde nasceu para evitar a tensão que a pandemia iria gerar com a lotação de hospitais. Além desse filhote o projeto é formado por um grupo de profissionais especializados em biossegurança, medicina veterinária e enfermagem.

A cidade do México foi um dos lugares mais afetados pelo corona vírus, e isso torna o trabalho do pequeno cão terapeuta de vital importância em meio à crise e ele é considerado um herói sem capa, além de ser muito fofo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.